terça-feira, 25 de novembro de 2014

A minha receita secreta

Olá! Hoje venho contar-vos um segredo...
Cada vez que faço um bolo, faço-o da mesma forma, com as mesmas quantidades, independentemente se for um bolo de chocolate, de laranja, etc. Não vão precisar de pesar quantidades nem de separar ovos. É uma receita para quem quer fazer um bolo rápido sem ter muito trabalho. Reparem:

A minha referência a "chávena" é a que está representada na fotografia, creio que toda a gente tem em casa uma chávena deste género:



Ingredientes:
- 1 chávena de açúcar branco (ou amarelo se quiserem fazer um bolo de chocolate);
- 1 chávena de farinha;
- 1 colher de chá de fermento;
- 4 ovos;
- 1/2 chávena (ou um pouco mais) de óleo misturado com leite (por volta das mesmas quantidades);
- 1 colher de chá de aroma de baunilha líquido;
- o chocolate, a laranja, o que quiserem colocar. 

1) Juntar o açúcar e os ovos, mexendo até ficar um creme homogéneo (utilizo uma vara de arames);
2) Colocar o aroma de baunilha e a mistura de óleo com leite e mexer bem;
3) Adicionar os ingredientes (o chocolate, laranja, ...);
4) Juntar a farinha e o fermento  peneirados e mexer cuidadosamente (só neste passo é que utilizo a colher de pau);
5) Vai ao forno por volta de 190º durante uns 45 minutos (a temperatura e o tempo são relativos, como referi na receita anterior, não conto muito o tempo, retiro o bolo do forno quando acho que está como gosto). 

ATENÇÃO: Untar muito bem a forma. Desde que me lembro de fazer bolos com a minha mãe, que me lembro de untar as formas para os bolos e fiquei uma expert nisso. Considero que um dos segredos para um bolo ficar perfeito é o momento em que vamos untar a forma. Provavelmente farei um post exclusivamente sobre este aspeto. 

Vão ver que sairá um bolo muito fofinho e já sabem, se colocarem sempre o corpo e alma naquilo que fazem, corre sempre bem!

Boas Receitas, 
SV

Sem comentários:

Enviar um comentário